terça-feira, 27 de abril de 2010


Sempre quando pensamos em vida, relacionamos a algo grande, longo e com vários detalhes. Imaginem se pensarmos na vida de todas as espécies de seres vivos e no meio onde elas vivem, o tamanho e os detalhes serão imensamente maiores. Isso é biologia, o estudo da vida, de todas as vidas do planeta. Tudo isso, claro, com uma divisão da ciência. Biologia pode ser dividida em vários aspectos, alguns deles serão citados aqui.
*Genética: Área de biologia que estuda os genes, como se processa a hereditariedade, como as características são passadas de uma geração para a outra, o quê um distúrbio na carga genética do organismo pode acarretar futuramente. Nós temos um DNA próprio, que é 50% da mãe e 50% do pai. Com a genética, nós sabemos o motivo da semelhança com um avô, ou até mesmo de um tio distante. Hoje em dia, com o avanço da tecnologia, a genética é utilizada para outros fins, como comprovar parentescos e desvendar crimes.
*Citologia: Área da biologia que estuda as células. Célula é a unidade fundamental para formação de cada ser vivo, nós, humanos, temos cerca dez trilhões de células. Cada grupo de célula executa uma tarefa diferente no nosso organismo, o grupo, o conjunto de células é chamado de tecido. São as células que são encarregadas de deixar nosso corpo em perfeito equilíbrio, sendo assim, essenciais para a nossa vida.
*Ecologia: Área da biologia que estuda as relações entre os seres vivos e no meio onde eles vivem, envolvendo fatores abióticos. Nós, seres humanos, estamos cada dia mais modificando e prejudicando as relações dos seres vivos, incluindo nós, e muitas vezes sem percebermos. Somos os principais vilões de muitos seres vivos. Derrubamos árvores, jogamos lixo no chão e com esses gestos denominados simples, vamos cada vez mais perturbando as ordens naturais dos seres, e, com isso, acabando com o lar de todos eles e também o nosso, que é o planeta terra.
* Reprodução: Há dois tipos de reprodução, reprodução sexuada e assexuada. A reprodução sexuada envolve a união de dois gametas, masculino e feminino, espermatozóide e óvulo, respectivamente. Este processo é chamado e fecundação. Deste processo é originado um zigoto, e depois de várias mitoses sucessivas, vai originar um novo indivíduo. A reprodução assexuada ocorre sem os gametas, é muito comum em plantas, porém rara entre os animais, mas podemos destacar as estrelas do mar.
*Evolução: Parte da biologia que estuda tanto o passado dos seres, como a possível evolução dos mesmos ao passar dos anos. É um estudo que já sofreu inúmeras perseguições, principalmente da igreja e de seus fiéis, mas com o tempo vem criando cada vez mais seguidores, já que, a todo momento, tem encontrado mais evidências que comprovam a sua teoria. Sua teoria é simples, adaptações dos seres com suas necessidades através do tempo. O principal precursor da evolução foi Charles Darwin, com sua teoria da Seleção Natural. Geneticamente, evolução é qualquer alteração na frequência dos alelos de um ou um conjunto de genes, em uma população, ao longo das gerações.
O estudo da biologia só tende a crescer, pois as perguntas sempre estão no ar, as respostas não. Sempre quando as respostas são achadas, não servem mais, porque as perguntas nunca são as mesmas. Isso é natural do ser humano, a sua curiosidade pelo novo e a sua vontade de descobrir o que não estamos destinados a saber.

7 comentários:

  1. Léo concordo contigo com todos os conteúdos que tu explicou até porque todos estes foram passados em aula tanto em forma de trabalho como em forma de provas.Poderia dizer que é verdade sim quando falamos de vida temos um pensamento de algo longo e duradouro, mas também acho que primeiramente quando falamos em vida pensamos em evoluçao em tudo que o ser humano descobriu e conseguio fazer para poder viver nos dias de hoje,e também tudo os que animais sofrem hoje em dia para viver com algumas dificuldades impostas pelo homem.Concordo com o que disse mas na minha opinião e isso que me vem primeiro no pensamento quando falamos de vida.

    ResponderExcluir
  2. Concordo que a vida é algo grandioso e rico em detalhes. Também concordo que uma resposta gera uma infinidade de perguntas pois a natureza sempre aparece com coisas novas e surpreendentes,e isso nos motiva a continuar pesquisando, já que somos seres curiosos e extraordinariamente insaciáveis.
    Só não concordo quando tu dizes que o homem não está destionado a saber os mistérios do mundo. Acho que no momento em que somos dotados de razão, é nosso dever procurar por respostas.

    ResponderExcluir
  3. Pois muito bom Léo seu texto estava bem fundamentado, suas explicações estavam muito bem formuladas e com alguns exemplos o que dinamiza seu texto, porém a biologia realmente tende a crescer e deve sempre conseguir uma resposta para as pergunta se não conseguir sempre estara atras dela, e em algum momento achara a resposta da pergunta mesmo criando outras perguntas que seram esclarecidas sucessivamente.

    ResponderExcluir
  4. Otimo texto leonardo, os assuntos abordados foram de grande conhecimento para mim sua atenção em aula gerou grandes frutos nesse grande artigo, como vc disse a biologia é um grande estudo e mesmo com as perseguiçoes da igreja nunca deu o braço a torce e sempre procurando saber mais e melhor sobre os assuntos da vida, porque Biologia é isso é VIDA.

    ResponderExcluir
  5. Está bom o texto, como citou os assuntos foi muito bom, você conseguiu resumir matérias longas em pouco texto e bem informativo. Concordo com você na questão da biologia crescer, pois cada vez mais surgi novos seres por meio da evolução ou pela genética feita em laboratórios.

    ResponderExcluir
  6. Leonardo, achei o texto bem fundamentado com argumentos muito bons, principalmente no início, que introduzes bem dizendo que o pensamento que temos sobre a vida vem sempre cheio de detalhes, até mais ainda quando nos referimos à todas as vidas no planeta como um todo. Dando um bom enfoque na genética e na ecologia, assuntos constantemente trazidos pela mídia, tratastes bem sobre o estudo da biologia como algo em desenvolvimento sempre com pesquisas e questionamentos. O que discordo apenas é na parte em que diz que a ação humana prejudicial à natureza nao é percebida por ele mesmo, pois acho que toda a ação que temos devemos saber das possíveis consequencias que ela pode trazer a todos.

    ResponderExcluir